Ultimo Segundo Re-Brand

Último Segundo Re-Brand

Re-Brand para Canal Brasileiro de Notícias Online

O Último Segundo é o canal de notícias mais importante do grupo iG. É parceiro de agências de notícias e produtoras de conteúdo internacionais, cobrindo tudo o que de importante acontece no Brasil e no mundo.

Adaptando-se ao novo cenário da internet, o iG investiu durante o ano de 2009 na produção de conteúdo próprio. A equipe de reportagem dobrou e o portal abriu sucursais em Brasília e no Rio de Janeiro. Desde o início desta reestruturação, o iG contratou 90 profissionais de conteúdo, levando o número total a 210. Também começaram a fazer parte da equipe dezenas de profissionais para a área de tecnologia.

A partir desta nova realidade, o Último Segundo deveria reposicionar sua imagem e adequar-se aos investimentos. Para isso, o portal precisava de um novo formato e uma nova identidade visual, com um design mais atraente e acessível para o internauta.

Por se tratar de um noticiário online, a associação com símbolos ligados ao tempo torna mais fácil a identificação de um canal de notícias rápido, pontual e de fácil acesso.

 

Logo Development

Além da importância desta associação, ficou estabelecido que o símbolo (relógio) deveria continuar sendo utilizado na nova marca  adequando-se visualmente ao novo cenário da web no Brasil.

Assim, a proposta do logotipo manteve o relógio vermelho, um elemento forte, relevante e consistente da marca Último Segundo, porém, com uma abordagem gráfica menos literal. Sem os ponteiros e marcadores de horas, o destaque seria apenas para o segundo que antecede a volta completa do relógio.

Colors Ultimo Segundo
Brand Guide Ultimo Segundo

A tipografia utilizada anteriormente já não transmitia atributos de agilidade e dinamismo. Como solução, o estilo tipográfico deveria ser mais contemporâneo. O desenho das fontes mais sóbrio e direto poderia, além de facilitar a leitura, criar uma associação positiva atemporal e aumentar a percepção de confiança entre os internautas.

O novo tratamento gráfico do canal será uma continuação da proposta criada para o portal iG mas que, pela natureza jornalística da marca, passará por adaptações e ajustes deixando o site mais funcional e dinâmico sem comprometer a qualidade gráfica.

Ultimo Segundo Highlight
Website Areas
Website Ultimo Segundo
Ultimo Segundo Studios
Office Itens - Ultimo Segundo
Ultimo Segundo Icon

No segmento jornalístico online, a diferenciação se torna determinante a medida que os sites ficam mais parecidos e a concorrência aumenta com a migração de empresas da mídia tradicional para a web. Ser lembrado é fundamental, no entanto isto está se tornando cada vez mais difícil.

Uma Identidade de marca inicia-se no logotipo e no conceito desenvolvido, mas evolui para um complexo grupo de associações sinérgicas criando um ambiente que abriga, além do logotipo, todos os pontos de contatos da marca. Para que o Ultimo Segundo conseguisse se tornar uma marca reconhecida e ainda mais forte, precisávamos de um sistema de identidade de marca memorável, significativo, diferenciado e flexível. Com uma proposta clara e compreensível, o processo de comunicação da marca com o mercado poderia se dar de maneira muito mais eficaz.

Website Icons

CREDITS

Client: iG / Último Segundo
Agency: iG Creative Team (In House)
Role: Visual Identity and Brand Design
Coworkers: Rodrigo David (Editor), Luiz Ribalta (Editor), André Visockis, Ari Oliveira, Bruna Farme, Daniel Tremontini, Gabriela Invernizzi, Leandro Rodrigues, Luis Vilela, Maurivan Luiz, Murilo Junqueira
Status: Concept and Design Approved

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